Um mês de histórias para inspirar ações no ano inteiro

30/09/2015

nilza-montagem

Organizações Sociais da Linha Verde fazem de Outubro o Mês da Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

IMG_9901
Teresa, presidente do Grupo Escola Amizade e Amor, abre as histórias do Mês da Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Está na Constituição Federal, mais especificamente no artigo 227, que é dever de todos – família, sociedade e Estado -, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Existem diferentes formas de uma pessoa fazer a sua parte e contribuir para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Para mostrar isso, seis organizações sociais – Associação Cultural Negrim, Casa do Saber, Cia Produz Ação Cênica, Conviver Saber Social, Grupo Escola Amizade e Amor (GEAA) e Núcleo Técnico de Artes Cênicas (Nutac) –, que realizam atendimento de crianças e adolescentes no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e participantes do Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional (PCDI), decidiram neste Outubro contar histórias de pessoas que participam da transformação positiva da infância e da adolescência. São histórias diversificadas, de variados perfis para inspirar diferentes leitores a também contribuírem com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Camila é linguista e conta como seu trabalho contribui para a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.
Camila é linguista e conta como seu trabalho contribui para a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Além de apresentar os exemplos de como ajudar, as histórias mostram um pouco mais do trabalho realizado por essas organizações sociais nas cidades de Confins, Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano.

As histórias serão publicadas diariamente, durante os 31 dias de Outubro, nas mídias sociais da Conviver Saber Social, organização responsável pelo PCDI. Também será possível acompanhar as histórias da semana pelo boletim eletrônico PCDINEWS.

A campanha Mês da Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes é uma ação do PCDI, programa apoiado pelo Instituto C&A. O Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional é voltado para o fortalecimento das organizações sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes nas cidades de Confins, Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano.

Acompanhe o Mês da Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes:

Conheça as organizações sociais participantes do PCDI:

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>