Camila

14/10/2015

IMG_9653

IMG_9653

“Cada pessoa, independente de trabalhar com educação ou não, consegue fazer a diferença. Escutar uma criança que seja, já é um passo para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”

Meu nome é Camila, nasci em Belo Horizonte, em 31 de dezembro de 1982. Desde os meus três anos, moro em Lagoa Santa. Normalmente, eu acordo às seis da manhã sem saber para onde vou, pois cada dia da semana eu atendo em um lugar diferente. São dois dias em uma organização social, um dia em outra e dois dias em uma sala particular. Assim que me localizo, tomo um banho, junto todos os meus brinquedos, jogos e livros e vou trabalhar. Sou linguista e trabalho com crianças e adolescentes que chegam com alguma suspeita de transtorno de aprendizagem.

Eu sou comunicadora de formação, mas sempre fui educadora por paixão. Há três anos mudei definitivamente da comunicação institucional para a Educação no Terceiro Setor. Conheci o Grupo Escola Amizade e Amor em 2012 por uma amiga. A minha relação com o GEAA é de encontro. Quando eu cheguei lá era para dar aula de Língua Portuguesa para uma turma de turismo. A primeira orientação que recebi foi: “eu não quero que você seja uma professora e isso não é uma escola“. Eu me senti em casa, porque sempre relutei em ir para a Educação por acreditar que a escola é muito engessada.

Eu contribuo para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes mostrando que há outras possibilidades além das convencionais de inserir as crianças e adolescentes no mundo letrado, o que é muito importante. A Educação é um direito de todas as crianças e adolescentes, mas nem todos aprendem usando os métodos tradicionais de ensino. A gente vive em uma sociedade letrada e se uma criança não aprender a ler e escrever, ela fica à margem dessa sociedade.

Eu trabalho mostrando para os meninos a função social da escrita. Pra quê é preciso escrever? Como que a escrita irá ajudar no dia-a-dia e deixar a rotina mais prazerosa?  Então, a gente cozinha, às vezes, a gente faz compras, programa festivais de filmes… Trabalho sempre em contato com esse público de crianças e adolescentes, o meu público!

Você também pode contribuir com o Grupo Escola Amizade e Amor e ajudar na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes! Acesse nosso site e saiba como ajudar!

camila-montagem

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>