O projeto Acelera – Conhecer, Empreender e Trabalhar é uma iniciativa da Conviver Saber Social com o objetivo de promover conhecimento, preparação para o trabalho e exercício da cidadania para 40 adolescentes e jovens de Lagoa Santa, alunos ou ex-alunos das escolas públicas locais. O projeto é financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência de Lagoa Santa.
Será oferecida uma formação entre julho e dezembro de 2023, com carga horária total de 100h/aula e mais 50h de mentorias individuais e em grupo, inspirada na metodologia Pense Grande, da Fundação Telefônica. Os encontros semanais acontecerão aos sábados em diferentes espaços da cidade.
As inscrições podem ser realizadas preenchendo o formulário: bit.ly/acelera23
Metodologia Pense Grande
O objetivo do Programa Pense Grande é difundir uma cultura de empreendedorismo de impacto social com tecnologia digital para jovens no Brasil. Acreditamos que estes três pilares juntos – Empreendedorismo, Comunidade e Tecnologia – transformam nosso mundo para melhor e apostamos nossas fichas no protagonismo da juventude nessa transformação.
Por que realizar o projeto Acelera?
Segundos dados de 2016 apresentados pelo Programa Pense Grande, jovens de 18 a 24 anos representam 24% dos desempregados no país, sendo que quase 26% destes jovens não estudam e nem trabalham. Podemos ter uma geração perdida, se a juventude não for protagonista de seu futuro.
E sabemos que os jovens querem criar suas próprias oportunidades. Segundo a Pesquisa Juventude Conectada 2016, realizada pela Fundação Telefônica Vivo, 65% dos jovens gostariam de ter um negócio próprio, 49% pretendem abrir um negócio próprio nos próximos cinco anos e 66% acreditam que podem ganhar dinheiro com a internet. Essa vontade está presente na juventude, independente da situação social: 61% dos jovens moradores de favelas têm vontade de empreender, de acordo com o Data Popular.
Competências trabalhadas no projeto Acelera
Análise e uso adequado da informação
_Levantar informações sobre o contexto local;
_Identificar as necessidades da comunidade;
_Propor soluções para as necessidades da comunidade com o uso de tecnologias;
_Identificar sujeitos e instituições relacionados às necessidades levantadas.
Criatividade, inovação, comunicação e colaboração
_Compreender o conceito de inovação e incorporá-lo ao empreendimento;
_Desenvolver visão sistêmica sobre o empreendimento (mercado/oportunidade/solução/ modelo de negócio);
_Trabalhar de maneira colaborativa;
_Articular os diferentes conhecimentos e habilidades da equipe;
_Comunicar-se de forma clara com diferentes públicos;
_Estabelecer relações com potenciais públicos interessados no empreendimento.
Liderança, responsabilidade e iniciativa
_Demonstrar responsabilidade com os compromissos e tarefas assumidos;
_Evidenciar iniciativa e autonomia na execução de tarefas.
Pensamento crítico e solução de problemas
_Analisar riscos para a tomada de decisões;
_Demonstrar resiliência e persistência;
_Elaborar propostas com impacto social (soluções voltadas para a comunidade) com uso de tecnologia.
Uso de tecnologia
_Conhecer as culturas maker e hacker;
_Reconhecer a existência de questões éticas e legais relativas às tecnologias digitais e de comunicação;
_Compreender o uso e as características das tecnologias digitais e de programação, considerando sua adequação ao empreendimento;
_Desenvolver ações de marketing digital no empreendimento;
_Utilizar as tecnologias digitais, considerando sua adequação ao empreendimento.