Editorial PCDI NEWS #13

06/08/2015

Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional

Parece mágica, mas não é!

Palavras que antes eram ouvidas e quando não mal interpretadas eram consideradas impossíveis de se tornarem realidade em uma pequena Organização Social agora surgem com a força avassaladora de uma mudança. É isso o que a Conviver Saber Social, o GEAA, a Casa do Saber, o NUTAC, a Produz Ação Cênica, a Negrim, a CERC/Voo Livre, a Associação Comunitária Restaurando Vidas e outras , veem vivenciando nos últimos 18 meses: transformar palavras e conceitos em  realidades possíveis.

Tudo começou com a parceria com o Instituto C&A para desenvolver institucionalmente um grupo de Organizações do Vetor Norte que tinham como objetivo garantir direitos de crianças e adolescentes. Daí surgiram desafios tais como compartilhar conhecimentos e saberes, rever estatutos, regimentos, manuais de ética e de compras, planilhas de prestação de contas, transformar ideias em projetos, captar recursos, rever espaços físicos, incidir nas políticas públicas e aprender a comunicar também para incidir no público-alvo da comunicação e por fim ter uma governança transparente e atualizada.

Devagarinho fomos descobrindo fragilidades e oportunidades e com todos participantes do Programa fomos nos agigantando e hoje estamos quase prontos para sermos Organizações do Terceiro Setor que estão desenvolvidas e fortalecidas em sua gestão e demais aspectos necessários para sermos fortes.

A visita da Assessora de Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A , Dalva Correia, confirmou em suas avaliações que hoje saímos do lugar, enxergamos nosso papel a partir de outros paradigmas e que assumimos o compromisso de nos tornarmos fortes e desenvolvidos para que o sistema de garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes realmente funcionem e sejam transformadores das realidades locais onde pairam as ameaças.

Nosso reconhecimento grato ao I C&A .

Janice Salomão de Andrade

voltar

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>