Conheça Casa do Saber

19/11/2014

14606969084_bccecfea7a_z

Para abertura da seção de apresentação das entidades participantes do PCDI e seus gestores, foi escolhida a Casa do Saber e sua presidente Marta Helena de Freitas Lages.

A Associação dos Amigos da Casa do Saber é uma instituição com fins não econômicos, fundada em 2004, com sede em Lagoa Santa e que desenvolve, através de parcerias, projetos sócio educativos, culturais e esportivos.

Tem como Missão: Promover conhecimento, crescimento e transformação a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social, possibilitando-lhes a aprendizagem de valores éticos e culturais e a aquisição de capacidade crítica para o exercício da cidadania.

Para alcançar os resultados esperados, envidará todos os esforços para a participação das famílias nos projetos, buscando fortalecê-las e tê-las como parceiras, estimulando e contribuindo para o desenvolvimento destas crianças e adolescentes.

Através do trabalho de uma equipe competente, comprometida e identificada com as necessidades deste público, a Casa do Saber oferece atividades através das seguintes oficinas: Inclusão digital, inglês, karatê, música, ballet e artesanato (confecção de bolsas com materiais reciclados), numa média de 300 atendimentos mensais.

Tem como parceira, desde 2010, a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, convênio firmado através da Secretaria de Bem Estar Social e está com projeto aprovado no Ministério da Cultura, em fase de captação de recursos, para ser desenvolvido em 2015.

Nesta parceria com a Prefeitura, administra ainda um TELECENTRO Comunitário e um Núcleo PROJOVEM ADOLESCENTE.

IMG_0488PCDINEWS: Quanto tempo a senhora está envolvida no 3º setor?

Marta Helena: Trabalho diretamente há 11 anos. Eu tinha um espaço na Vila Maria que pensava em destinar para realização de um projeto social. A Casa do Saber estava sendo estruturada em outro espaço. Fiz contato com as fundadores e a partir daí entrei para o grupo. No início, ainda trabalhava em Belo Horizonte. Com o tempo, passei a assumir o trabalho na Casa do saber com mais afinco. Minha função desde 2013 é de presidente da Associação.

PCDINEWS: Qual a sua formação e histórico de trabalho em outras áreas?

Marta Helena: Sou Psicóloga. Trabalhei muitos anos com clínica e desenvolvi o setor de Recursos Humanos do Hospital São Camilo. Depois, resolvi me dedicar apenas ao 3º setor. Eu acho que eu sempre tive uma tendência a trabalhar com social. Antes, atendia crianças da Casa D. de Nazaré, orientava mães sociais. Toda vida tive uma preocupação.

PCDINEWS: O que te motiva a trabalhar com o terceiro setor?

Marta Helena: Eu acho que consegui uma evolução pessoal e desenvolvimento que me permite contribuir para que outras pessoas possam caminhar mais e ter as mesmas oportunidades que tive. Acredito ser uma obrigação de todos nós contribuir com um mundo melhor. Tudo o que a gente faz de bom, estamos contribuindo com as pessoas de um modo geral e também com as gerações que vem pra frente. Penso também que quando você contribui para melhorar o mundo, você está fazendo bem para si.

Veja fotos da Casa do Saber.

1 Comentário

  1. Responder

    Marisa Seoane Rio Resende

    Marta
    Parabéns pelo trabalho e pela dedicação. É assim que o mundo vai ficando cada vez melhor!

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>