A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa Santa aconteceu no dia 26 de março, no Lions Clube da cidade. Adolescentes e jovens de vários bairros da cidade marcaram presença, inclusive os adolescentes do GEAA / Conviver e da Casa do Saber, três organizações participantes do PCDI.
Os adolescentes e jovens debateram com os adultos que compunham a Conferência assuntos que impactam sua vida cotidiana na cidade tais como: educação, saúde, lazer, segurança pública e garantia de direitos. O debate sobre ações da segurança pública no município foi o mais provocador de questionamentos, acirrado e relevante.
Entre as propostas deliberadas por eles para serem encaminhadas à Correferência Estadual, está a implantação do CRIA – Centro de Referência da Infância e Adolescência, onde todos terão acesso facilitado à informações referentes aos temas discutidos. A jovem Larissa Olmo, do Bairro Vila Maria (delegada), e a ex – aluna do Projovem, Joyce Rodrigues (suplente), serão nossas representantes na Conferência Estadual.
Para as organizações participantes fica a esperança de que o poder público realmente ouça os questionamentos e propostas dos jovens para tornar a cidade mais preparada para acolher e dialogar com esse público que é prioridade absoluta e tem muito a dizer.