Entre os dias 20 e 22 de março, os gestores das organizações participantes do PCDI – Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional, realizado pela Conviver Saber Social com apoio do Instituto C&A, participaram do Internato Social. O evento aconteceu no CEP Lago – Eventos e Hospedagem, em Lagoa Santa/MG e contou com oficinas e atividades de empoderamento do indivíduo e fortalecimento do coletivo.
“Está sendo show de bola. Em poucas horas, aprendi muito, cresci. Entendi que preciso me estruturar também para estruturar meu projeto e a formação que estou recebendo aqui, para mim, é perfeita”, contou Geousiano Ricardo Silva, um dos gestores do Esporte Clube Confins.
Ana Charnizon é uma pedagoga que trabalha com Educação Harmônica que usa de vivências e metodologias interativas que se valem de linguagens do corpo, do lúdico e da arte como uma forma de equilibrar processos de desenvolvimento e aprendizagem. Ela foi responsável por grande parte da programação de sábado, quando os participantes trabalharam questões como identidade tanto das pessoas como das organizações, fases da vida e escolhas, buscando consciência do que se quer, quem se é, quais são as pessoas, os lugares e os acontecimentos que fazem você ser quem você é. “Essa é uma parte que a gente resgata a história, a biografia de cada um. Tem um momento em que vamos compartilhar isso e essa é uma hora de trabalhar a escuta, a minha relação com o outro”, explicou Ana.
“Voltei para o meu tempo de criança, fui repensando aquilo que aconteceu, o que me motivou a tomar a decisão de estar na área social. Foi passando um filme pela minha cabeça, lá da época de criança, de quando eu pensava em ajudar o próximo, chegando a hoje e o trabalho que realizo com as crianças no Esporte Clube Confins”, relatou Geousiano após a oficina de educação harmônica. “Existe uma expectativa de trazer luz, de renovar alguma vontade. Essa clareza que se tem sobre a própria história empodera e isso é muito importante. Eu espero contribuir em algum sentido com o empoderamento dessas pessoas”, comentou Ana antes das Oficinas de Harmonização que como Geosiano e seus colegas comprovaram, foi um sucesso.
Kélcia Maria Marques faz parte da gestão do Núcleo Técnico de Artes Cênicas, que tem sede em Confins/MG. Lá, uma de suas funções é escrever os projetos para captação de recursos e ela gostou bastante da Oficina de Projetos oferecida na tarde de sábado. “Aqui hoje eu aprendi que todos os dias a gente tem que aprender. Hoje eu aprendi a fazer projetos, coisa que eu achava que eu sabia, mas agora eu aprendi de uma forma técnica e mais objetiva”, disse Kélcia satisfeita com o aprendizado do dia e completou: “A gente vai desenvolver melhores projetos e com isso aumentar a captação de recursos e dar sequência ao crescimento do nosso projeto”.
Para encerrar o Internato Social, no domingo, os participantes do PCDI conversaram sobre formação de Redes Qualificadas no Terceiro Setor e quais as necessidades do Vetor Norte. O evento terminou com um almoço festivo entre pessoas mais preparadas e fortalecidas para os desafios de gerenciar uma organização social.
Ana Charnizon
27/03/2015Foi um grande prazer trabalhar com esse grupo !
PCDI NEWS entrevista Marisa Resende | Conviver Saber Social
12/04/2015[…] NEWS – Qual a importância dos encontros como o internato social neste […]