Conversa com Professor Raimundo Soares

14/09/2016

IMG_7475

Raimundo Soares é professor na Fundação Dom Cabral, diretor do Instituto Orior e o facilitador dos Workshops Lideranças Transformadoras, que compõe o projeto “Comunidade em Desenvolvimento: o Vetor Norte em Transformação”, realizado pela Conviver Saber Social. Desde o início da década de 90, ele trabalha o enfoque biossistêmico para a concepção de organizações, como “comunidades de desenvolvimento”, portais para fazer o futuro acontecer. A partir de 2000, vem certificando profissionais como Agentes da Transformação Global. Conversamos com ele sobre desenvolvimento sustentável e o projeto que está em andamento no Vetor Norte.

IMG_7468

 ConviverNews: Como acontece o processo de desenvolvimento de uma comunidade?

Raimundo Soares: Primeiro, tem que estar claro uma visão de futuro. Qual é a expectativa? O que deseja, de forma legítima, essa comunidade? A definição dessa orientação futura deve ser feita de forma representativa dos diversos setores constituintes daquela comunidade. Depois, tem que ter um agente inoculador, um agente de transformação, um grupo nucleador das informações, que estabeleça uma estratégia consistente e com gente que seja literalmente a ideia viva. E, reforço aqui, o plano consistente. Tem que ter um plano consistente para se alcançar essa visão. Um plano não é uma bíblia, não é uma metodologia de sucesso, é uma intenção, é uma orientação, porque isso é uma história a ser contada. O fundamental é a coragem e o primeiro passo.

ConviverNews: Qual o impacto que se espera que esses encontros promovam na região do Vetor Norte?

Raimundo Soares: O que a comunidade envolvida com o Vetor Norte quiser. O que ela desejar para o seu futuro, é o que a gente vai criar condições para fazer acontecer.

ConviverNews: O que é, na prática, o tão sonhado desenvolvimento sustentável? Temos nações/comunidades que conseguem viver de forma sustentável?

Raimundo Soares: É uma sociedade justa, ética, respeitosa, que legitima todos os setores que a constituem. Essa sociedade faz negócios e gera mercado responsável. O que é um mercado responsável? São empreendimentos socioambientalmente responsáveis e o seu desenvolvimento é totalmente respeitoso às limitações e ao cuidado com os recursos naturais, agregando aí uma intensa responsabilidade com as futuras gerações, com o enfoque transgeracional. Então, estou tomando decisão hoje, não só por mim, não só pelo meus, não só por essa sociedade, não só por essa humanidade, mas para a futura humanidade. Tribos indígenas são comunidades sustentáveis.

ConviverNews: Quais os desafios para uma comunidade praticar o desenvolvimento sustentável?

Ela se apropriar de um projeto de nação sustentável, quando falamos isso, estamos nos referindo a uma questão profunda: a sociedade ser dona de seu destino. Como a maioria das pessoas é boa e a maioria está dando o melhor de si, se elas tiverem conteúdo e entenderem o que está ocorrendo, entender quais são os desafios da nossa geração, elas vão se posicionar para construírem o fio da meada e buscar as soluções dos problemas que estamos vivendo hoje. Isso é fundamental, nos apropriarmos do projeto de nação.

Anuncios revista bem de vida

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>