Investidor: Programa Voluntariado Banco do Brasil
Este projeto foi desenvolvido entre 2011 e 2014, nos bairros Visão e Aeronautas, nos Núcleos de Atendimentos que a Conviver manteve nesta região de Lagoa Santa.
A Conviver, atenta a realidade de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade, enviou proposta ao Programa Voluntariado BB, no final de 2011, para atender adolescentes , no turno da noite, num curso de agentes de turismo. O curso, previsto para formar 40 adolescentes entre 16 e 18 anos não atingiu sua meta quantitativa, pois dos 60 adolescentes inscritos apenas 30 permanecem firmes dentro dos critérios exigidos de freqüência e resultados. No entanto, estes adolescentes que permanecem são hoje considerados um bom exemplo para a comunidade.
Percebemos, através de avaliações sistemáticas em cada disciplina e nos relatórios de visitas técnicas, uma defasagem de aprendizagem, em todos, na área de línguas , especialmente de língua portuguesa.Assim, na segunda etapa do projeto Tô Ligado no Turismo cumpriu a tarefa de recuperar a aprendizagem de nossa língua e reforçar o aprendizado de inglês e espanhol, condição básica para um agente de turismo numa cidade de turismo de negócios e turismo cultural.
Foram parceiros nesse projeto: as Secretarias de Turismo, Educação e Desenvolvimento Social o CMDCA, as famílias, educadores, imprensa, agências de viagem, empresas e voluntários que fizeram com que o projeto alcance o sucesso desejado.
Objetivos
Objetivo Geral:
Qualificar 40 (quarenta) adolescentes dos bairros Aeronautas e Visão para atuarem como agentes da atividade turística na cidade de Lagoa Santa e/ou outras cidades vizinhas como Belo Horizonte.
Objetivos Específicos:
– Oferecer oportunidade concreta e inovadora a 40 adolescentes dos bairros Aeronautas e Visão para ingressarem no mercado de trabalho decente, como aprendizes.
– Oferecer conhecimento e cultura no ato de fomentar a atividade turística
– Qualificar mão-de-obra para atuar na atividade turística com grande potencial para o futuro
– Dar aporte profissional para a demanda dos Mega Eventos como Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
– Promover o protagonismo, no mercado de trabalho, para adolescentes entre 16 e 18 anos.
– Divulgar a imagem da Cidade de Lagoa Santa como destino turístico consolidado.
Metodologia
Foi oferecido curso em duas turmas com o mesmo conteúdo, no contra turno do horário escolar, totalizando 300 horas para cada turma. Foram dois módulos que compreenderam disciplinas técnicas na área de turismo e disciplinas de necessidades gerais do desenvolvimento do cidadão enquanto pessoa. Cada módulo teve duração de cinco meses.