Tô LIGADO NO TURISMO

23/12/2014

Formatura Tô Ligado no Turismo

Investidor: Programa Voluntariado Banco do Brasil

Este projeto foi desenvolvido entre 2011 e 2014, nos bairros Visão e Aeronautas, nos Núcleos de Atendimentos que a Conviver manteve nesta região de Lagoa Santa.

A Conviver, atenta a realidade de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade, enviou proposta ao Programa Voluntariado BB, no final de 2011, para atender adolescentes , no turno da noite, num curso de agentes de turismo.  O curso, previsto para formar 40 adolescentes entre 16 e 18 anos não atingiu sua meta quantitativa, pois dos 60 adolescentes inscritos apenas 30 permanecem firmes dentro dos critérios exigidos de freqüência e resultados. No entanto, estes adolescentes que permanecem são hoje considerados um bom exemplo para a comunidade.

Percebemos, através de avaliações sistemáticas em cada disciplina e nos relatórios de visitas técnicas, uma defasagem de aprendizagem, em todos, na área de línguas , especialmente de língua portuguesa.Assim, na segunda etapa do projeto Tô Ligado no Turismo cumpriu a tarefa de recuperar a aprendizagem de nossa língua e reforçar o aprendizado de inglês e espanhol, condição básica para um agente de turismo numa cidade de turismo de negócios e turismo cultural.

Foram parceiros nesse projeto: as Secretarias de Turismo, Educação e Desenvolvimento Social  o CMDCA, as famílias, educadores, imprensa, agências de viagem, empresas e  voluntários que fizeram com que o  projeto alcance o sucesso desejado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Qualificar 40 (quarenta) adolescentes dos bairros Aeronautas e Visão para atuarem como agentes da atividade turística na cidade de Lagoa Santa e/ou outras cidades vizinhas como Belo Horizonte.

Objetivos Específicos:

– Oferecer oportunidade concreta e inovadora a 40 adolescentes dos bairros Aeronautas e Visão para ingressarem no mercado de trabalho decente, como aprendizes.

– Oferecer conhecimento e cultura  no ato de fomentar a atividade turística

– Qualificar mão-de-obra para atuar na atividade turística com grande potencial para o futuro

– Dar aporte profissional para a demanda dos Mega Eventos como Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016

– Promover o protagonismo, no mercado de trabalho, para adolescentes entre 16 e 18 anos.

– Divulgar a imagem da Cidade de Lagoa Santa como destino turístico consolidado.

Metodologia

Foi oferecido curso em duas turmas com o mesmo conteúdo, no contra turno do horário escolar, totalizando 300 horas para cada turma. Foram dois módulos que compreenderam disciplinas técnicas na área de turismo e disciplinas de necessidades gerais do desenvolvimento do cidadão enquanto pessoa. Cada módulo teve duração de cinco meses.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>