Comunidade em Desenvolvimento – o Vetor Norte em Transformação

14/07/2016

I Workshop Liderança Transformadora do Vetor Norte

 

O Projeto “Comunidade em Desenvolvimento – O Vetor Norte em Transformação” tem como objetivo criar uma rede articulada de lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável, criativo e inovador nos municípios do Vetor Norte/ Linha Verde.

A Conviver Saber Social é a realizadora dessa proposta, com apoio do Instituto C&A. Há 13 anos, a Conviver trabalha com a garantia de direitos e o fortalecimento do terceiro setor e se propôs a iniciar essa mobilização para fomentar a criação de um (ou vários) grupos de lideranças para pensar e agir sobre os cenários que se apresentam nesta região e os caminhos possíveis para intervir e propor novas possibilidades de desenvolvimento.

Este projeto nasceu do contato direto com organizações do terceiro setor dos municípios de Lagoa Santa, Confins, São José da Lapa e Vespasiano. Este contato revelou que estas organizações, em sua maioria, se viram impactadas pelas mudanças da última década e não conseguiram se organizar,  se articular e cumprir seu papel de terceiro setor, forte e capaz de intervir nos processos de crescimento e desenvolvimento de nossa região.

Em fóruns e debates com outros grupos da academia, do Ministério Público, do governo e de empresas percebemos a necessidade de nos articularmos com lideranças que podem e devem ser agentes de transformação global a partir de onde se encontram promovendo negócios, garantia de direitos, cidadania participativa, trabalho decente, protagonismo feminino, dentre outros.

13483162_1192816697417888_8315339796829972683_o

 

Para a promoção dos debates e encontro, o professor Raimundo Soares, diretor do Instituto Orior, foi escolhido como facilitador dos encontros que começaram em junho, e acontecem no Hotel Fazenda Confins, parceiro também do projeto, juntamente com a Associação de Desenvolvimento do Vetor Norte – AV Norte.

2 Comentários

  1. Responder

    Joelma Oliveira Santos

    Parabéns pela iniciativa! Desejo a união dos esforços para o fortalecimento de todas as ações.

  2. Responder

    Andreia Crivaro

    Sou coordenadora de um projeto social em minha comunidade que é remanescente quilombola somos uma comunidade carente nosso núcleo oferece o vestibular comunitário para negros jovens e camada popular, trazemos algumas questões como a luta do direito. É uma comunidade com baixo nível sócio cultural e estamos lutando em prol dos direitos destas crianças e adolescentes.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>