O Projeto “Comunidade em Desenvolvimento – O Vetor Norte em Transformação” tem como objetivo criar uma rede articulada de lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável, criativo e inovador nos municípios do Vetor Norte/ Linha Verde.
A Conviver Saber Social é a realizadora dessa proposta, com apoio do Instituto C&A. Há 13 anos, a Conviver trabalha com a garantia de direitos e o fortalecimento do terceiro setor e se propôs a iniciar essa mobilização para fomentar a criação de um (ou vários) grupos de lideranças para pensar e agir sobre os cenários que se apresentam nesta região e os caminhos possíveis para intervir e propor novas possibilidades de desenvolvimento.
Este projeto nasceu do contato direto com organizações do terceiro setor dos municípios de Lagoa Santa, Confins, São José da Lapa e Vespasiano. Este contato revelou que estas organizações, em sua maioria, se viram impactadas pelas mudanças da última década e não conseguiram se organizar, se articular e cumprir seu papel de terceiro setor, forte e capaz de intervir nos processos de crescimento e desenvolvimento de nossa região.
Em fóruns e debates com outros grupos da academia, do Ministério Público, do governo e de empresas percebemos a necessidade de nos articularmos com lideranças que podem e devem ser agentes de transformação global a partir de onde se encontram promovendo negócios, garantia de direitos, cidadania participativa, trabalho decente, protagonismo feminino, dentre outros.
Para a promoção dos debates e encontro, o professor Raimundo Soares, diretor do Instituto Orior, foi escolhido como facilitador dos encontros que começaram em junho, e acontecem no Hotel Fazenda Confins, parceiro também do projeto, juntamente com a Associação de Desenvolvimento do Vetor Norte – AV Norte.
Joelma Oliveira Santos
18/07/2016Parabéns pela iniciativa! Desejo a união dos esforços para o fortalecimento de todas as ações.
Andreia Crivaro
22/07/2016Sou coordenadora de um projeto social em minha comunidade que é remanescente quilombola somos uma comunidade carente nosso núcleo oferece o vestibular comunitário para negros jovens e camada popular, trazemos algumas questões como a luta do direito. É uma comunidade com baixo nível sócio cultural e estamos lutando em prol dos direitos destas crianças e adolescentes.