Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional – PCDI

20/06/2016

Conviver - PCDI - 15-04-14 - 73

Apoio: Instituto C&A

Este projeto foi realizado entre 2014 e 2016, voltado para organizações do Terceiro Setor situadas na Linha Verde, especialmente nos municípios de Vespasiano, Confins, São Jose da Lapa e Lagoa Santa, visando um amadurecimento institucional para proteger crianças e adolescentes diante do crescimento da região nos últimos anos.

PCDI é a sigla para Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional. Lançado em abril de 2014, o PCDI foi uma iniciativa da Conviver Saber Social, que contou com o apoio do Instituto C&A para fornecer capacidade de gestão e sustentabilidade institucional para organizações de atendimento à infância e à adolescência de Lagoa Santa, Confins, São José da Lapa e Vespasiano.

PCDI Logo

Todas as organizações sociais participantes são sem fins lucrativos e desenvolvem ações diretas de garantia de direitos crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Durante o PCDI, os gestores das organizações sociais participantes trabalharam questões referentes à identidade (missão, visão e objetivo da organização social); ao marco legal dos direitos da criança e do adolescente (legislação específica e órgãos de fiscalização), à situação legal da organização social (estatuto, registro para funcionamento, etc.) e à elaboração de projetos (formação de projetos, captação de recursos e prestação de contas).

O desenvolvimento alcançado neste tempo de trabalho permitiu a criação do PCDI NEWS, um boletim eletrônico, voltado para as notícias relevantes do terceiro setor no Vetor Norte. Com o fim do Programa, o boletim foi rebatizado de Conviver News e continua sendo enviado periodicamente com o mesmo propósito de fortalecimento da comunicação das organizações sociais na região.

Como parte do PCDI foram realizados eventos de formação, como workshops sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e campanhas de fortalecimento do trabalho de garantia de direitos das organizações: Mês da Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (outubro de 2015) e O que tabus ocultam? (maio/junho 2016).

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>