ZIG ZAG  – costurando a vida, a bola, a diversão a arte e a cidadania

04/01/2016

Times de Futebol Casa Sr.Tito 2015

O Projeto “ ZIG ZAG que costura a vida, o esporte, a diversão, a arte e a cidadania  foi marcado pelo reconhecimento do espaço educativo das organizações proponentes como atuantes e presentes na vida das crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade pessoal e social em Lagoa Santa. Este projeto propôs a utilização da Casa Sr. Tito, localizada no bairro Palmital, como espaço educativo para cumprir o papel social prescrito no ECA , artigo 4º e desenvolver atividades de esporte, educação, lazer e cultura, promovendo maior diálogo, cooperação, respeito e participação entre os agentes da comunidade, aumentando a autoestima das crianças e dos jovens, oferecendo alternativas à delinquência e à transgressão das normas de uma sociedade da qual se sentem, muito frequentemente, excluídos.

Resultados

Ofereceu a 200 crianças e adolescentes (entre 08 e 17 anos), do bairro Palmital,  a oportunidade de se tornarem sujeitos de direitos, em desenvolvimento, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA a partir de práticas esportivas, experiências de cidadania, lazer qualificado e criatividade artística. E ainda:

  • Ampliou as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania;
  • Ocupou, com excelência, o tempo ocioso das crianças e adolescentes nos turnos da manhã e tarde, para garantir o desenvolvimento integral dos mesmos ;
  • Proporcionou a realização de atividades de esporte, educação, lazer, cultura e cidadania, conforme previsto no artigo 4º do ECA garantindo prioridade absoluta a crianças e adolescentes.

 “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito,à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” ( ECA- Art. 4º)

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>