Projeto Conviver na Escola Sr. Tito promove workshop para educadores

29/09/2017

IMG_8396

A noite do dia 13 de setembro foi especial para os educadores da Escola Municipal Sr. Tito, do bairro Palmital. Toda a equipe pedagógica da escola foi convidada para participar de um workshop no Hotel Ramada, em Lagoa Santa. As professoras, coordenadoras e diretoras da escola foram recebidas com um delicioso café da tarde, ao som de MPB ao vivo, na linda voz de Ana Carla. O evento faz parte do compromisso assumido pela Conviver Saber Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação –SEMED, com toda comunidade educativa e com o  Grupo Escola Amizade e Amor – GEAA, de contribuir para a transformação da Escola Sr. Tito na melhor escola de Lagoa Santa.

Letícia Oliveira Ribeiro da Silva, vice-diretora da E.M. Sr. Tito explica que o trabalho tem sido enriquecedor e só veio a trazer benefícios para a escola. “Os professores estão gostando muito do projeto e estão adotando as práticas aprendidas dentro da escola, abraçaram a causa”, contou Letícia. O projeto da Conviver na Escola Sr. Tito começou no primeiro semestre de 2017 com encontros mensais da socióloga e professora Lourdes Atiê com os educadores da escola e também atividades com os alunos e grupo de mães. Jaqueline Aparecida Ribeiro de Faria, professora do Integral do 1º e 2º anos, conta que está aplicando o que tem aprendido com a Lourdes e tem colhido resultados positivos. “A Lourdes falou para a gente fazer a diferença. Agora, sempre que eu chego dentro de uma sala, eu penso que tenho que fazer a diferença, não posso só focar em corrigir os alunos, eu tenho que lutar e tentar mudar nem que for a minha sala de aula. Antes eu ficava muito na sala com os alunos, agora que levo eles para fora. Às vezes, vamos em uma rua atrás da escola, ou no condomínio, para brincar. Tem um cantinho na escola também que a gente aprendeu a brincar, lá a gente constrói casinha, estrada, tira foto. As crianças, aparentemente, se esqueceram como é brincar sem computador ou celular e, lá na escola, estamos resgatando as brincadeiras tradicionais que tanto contribuem para que a criança dê conta de seu cotidiano de forma saudável e feliz. Eles estão gostando e aprendendo, que é o mais importante”.

Momento muito significativo desse encontro foi a apresentação, afinal, da profissional responsável pela formação do grupo, destacando suas competências e habilidades por meio da exibição do TEDx São Paulo, em que Lourdes Atiê foi aplaudida de pé e grande destaque nesta que é uma das maiores edições do TEDx no mundo atualmente. Foi um momento importante para valorização e reconhecimento do trabalho que está sendo realizado pela Conviver, que está oferecendo para os educadores desta escola pública o que há de melhor no país hoje para a formação de professoras.

Nesse encontro, o tema debatido foi dinâmicas de grupos e tipos de lideranças. Lourdes esclareceu que estão fazendo um processo de construção coletiva de identificação de que lugar é esse chamado escola e não qualquer escola, mas a Escola Municipal Sr. Tito, no bairro Palmital, em Lagoa Santa, partindo das impressões de cada um, do mal-estar e crenças. “Estamos construindo com o grupo primeiro um vínculo de confiança, depois falamos dos incômodos. A gente chegou na escola e encontrou um lugar muito feio, com pessoas muito infelizes de estarem naquele lugar e é um lugar que pode ser bonito e onde as pessoas podem ser felizes. A gente quer fazer dali uma comunidade de aprendizagem de verdade, que envolva educadores, alunos, famílias e a própria comunidade. A gente optou por ir fazendo pequenas mudanças e por grupos separados. Eu estou trabalhando com o grupo de educadores”, explicou a socióloga.

Janice Salomão, diretora executiva da Conviver, lembrou que em setembro é comemorado o aniversário da organização social que este ano completou 14 anos. “Nós não vamos recuar nesse compromisso e contamos com o apoio de toda a sociedade para que possamos responder em alto e bom tom: É PUBLICA A ESCOLA PUBLICA?”, afirmou Janice. Ela ainda acrescentou que “em abril de 2018 traremos vários educadores internacionais para contribuir nessa resposta e indicar caminhos possíveis para nossa escola do Palmital em Lagoa Santa ser uma escola educadora, dentro de uma comunidade educadora, dentro de uma cidade educadora”.

Após a dinâmica de grupo, os professores apresentaram o último trabalho realizado com os alunos, com a construção de painéis para serem expostas na escola. No encerramento, cada educadora recebeu de presente da Conviver Saber Social um meteorito anti-stress, feito pela Origem Jogos e Objetos, o mais novo parceiro deste projeto. A Origem vai aplicar sua metodologia “Oficina do Pensar e Agir” , que utiliza jogos de tabuleiros para a inclusão de alunos, na Sala de Recursos da Escola.

 

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>