13º Encontro Nacional do Terceiro Setor

18/07/2017

19442137_1934050793476472_8753397458287515167_o

O 13º ENATS – Encontro Nacional do Terceiro Setor trouxe para o coração da capital mineira referências nacionais dos três setores para, durante os dias 05 e 06 de junho, debaterem a transparência nas relações intersetoriais. A Conviver Saber Social foi uma das organizadoras do evento, juntamente com CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Prefeitura de Belo Horizonte e MPMG – Ministério Público de Minas Gerais.

Sotaques de diferentes partes do Brasil marcaram as vozes que passaram pelo palco do Cine Theatro Brasil Vallourec. IPEA, GIFE, Yunus, Fiat Automóveis, Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Distrito Federal, Instituto MRV, Fundação Vale, OAB/MG, TrackMob e Nota Paraná foram algumas das instituições participantes dos debates sobre transparência nas relações entre os três setores.

O evento começou no dia 05 de junho com o Workshop “O profissional do desenvolvimento e a Escola Ativa: aprendendo a construção de diálogos qualificados”. O dia 06 contou com seis plenárias de debates muito ricos:

  • Painel 1: Sociedade civil e investimento social em números
  • Painel 2: Negócios Sociais
  • Painel 3: Implementação do Marco Regulatório – Aplicabilidade e transparência
  • Painel 4: Investimento social transparente – a visão dos investidores sociais
  • Painel 5: Reforma da Previdência, Cebas e a sustentabilidade das instituições – títulos e qualificação
  • Painel 6: Captação de Recursos.

Janice Salomão, diretora executiva da Conviver, foi mestre de cerimônias na parte da manhã e mediadora do Painel 6, que encerrou os debates, com o tema Estratégias de Captação de Recursos, que contou com a participação de Marta Gambini (NOTA PARANÁ) e Jonas Araújo (TRACKMOB). A empresa Nexo foi co-realizadora do ENATS e foi muito bem representada por Thiago Alvim, que mediou o debate no painel 4 sobre Investimento Social Transparente.

O 13º ENATS foi destaque no site da associação dos investidores sociais do Brasil, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE, em reportagem completa sobre as mesas de debates. Leia aqui.A primeira edição do Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão do 3º Setor também foi marcada pela participação nacional. 34 projetos, de nove estados brasileiros se inscreveram. Os vencedores, Fundação Romi, de São Paulo; Fundação Banco de Olhos de Goiás; Sorri-Bauru, de São Paulo e Fundação Cristiano Varella, de Minas Gerais. O roteiro de avaliação dos projetos foi elaborado com base na estrutura do Painel GIFE de Transparência.

A Conviver Saber Social produziu especialmente para o pen-drive distribuído aos participantes do Encontro, um Canvas para Projetos Sociais, que disponibilizamos aqui para você!

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>