Moradores e líderes comunitários, representantes do poder público, de organizações sociais, de igrejas e de empresas formam uma rede disposta a trabalhar em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo e aprimorando os serviços e a estrutura do bairro Palmital.
A Rede Palmital já caminha para o seu quinto encontro, quando irão conversar sobre o desafio de se consolidar e reconhecer enquanto rede de apoio. Cada reunião é realizada em um espaço diferente para que todos os participantes possam se identificar como responsáveis e protagonistas dessa rede.
Na reunião do dia 12 de maio, na Escola Municipal Messias Pinto Alves, foi definido o formato de funcionamento das reuniões do grupo:
1º: apresentação de um ou dois equipamentos da Rede (no máx. 20 minutos) – cada um apresenta sua instituição (quem é, o que faz, qual o público, quais os desafios, o que precisa melhorar, e como melhorar). Juntos identificam as demandas que precisam trabalhar e fortalecer.
2º: trabalhar a pauta de acordo com o mapa de prioridades que foi estabelecido e votado. Vamos discutir as prioridades e pequenas demandas de acordo com as temáticas. No último encontro foi falado muito sobre demandas ligadas à saúde e à educação infantil.
3º: estabelecer estratégias e ações.
4º: divisão de tarefas.
5º: definir nova agenda de reuniões (Qual o melhor dia? Qual a periodicidade? Quais serviços irão se apresentar? Quem vai mediar?)
A última reunião contou com a presença de 23 participantes, entre moradores, representantes do Residencial Bem Viver, das duas escolas do bairro, das organizações GEAA e Conviver, do programa Vida Feliz, do CRAS,das igreja, do Diretor Municipal de Desenvolvimento Social, Wellington Moura. A Rede continua em busca da adesão de mais moradores e organizações.
A Rede Palmital é uma iniciativa da Conviver Saber Social como parte do Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional e apoio do Instituto C&A.