Prestação de Contas 2016

19/12/2016

30475082431_15983bb9de_z

O Relatório Anual de Atividades 2016 da Conviver Saber Social está pronto e disponível abaixo, em formato de carta da nossa presidente, Janice Salomão, aos nossos colaboradores.

Caro Colaborador da Conviver Saber Social,

Estamos nos aproximando do final do ano quando completo um ano a frente da gestão da Conviver Saber Social. Nesse ano realizamos muitas ações e boa parte delas só foi possível por contarmos com o apoio de cada um (uma) de nossos colaboradores. Em nenhum dia desse ano de 2016 nossa equipe se esqueceu de considerar o quanto devíamos ser ciosos em nossos gastos, considerando sua doação.

Hoje pedimos permissão para listar um pouco do realizado em nossa gestão para que você possa saber em que Organização tem investido. Farei apenas uma lista para não ficar muito extenso e cansativo mas temos os registros de todos os eventos e projetos bem como temos toda a contabilidade em dia para ser apreciada por cada um.

 I – SOBRE O ESCRITÓRIO

 Mudança de endereço para a Rua Maria Junqueira, 175 – sala 306, Edifício Mauricio Guerra Junior com o apoio do parceiro e Diretor Administrativo Financeiro da Conviver, o Sr. Hermes de Freitas Junior que doou o aluguel da nova sala/escritório.

Decoração e layout do escritório – Apoio e doação do Centro Mineiro de Aliança Intersetoriais – CEMAIS.

II – EVENTOS E PROJETOS

 1. Programa Compartilhado de Desenvolvimento Institucional II em parceria do Instituto C&A realizado no período de dezembro de 2015 à junho de 2016, com a participação de Organizações das cidades de Lagoa Santa, Belo Horizonte, Confins e Curvelo;

“O desenvolvimento institucional compreende os processos e iniciativas que visam assegurar de forma duradoura a realização da missão institucional e fortalecer o posicionamento estratégico de uma determinada organização na sociedade”. (Domingos Armani)

  1. Rodas de Diálogo sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei 13.019/2014, nos municípios de Betim, Contagem, Confins, Lagoa Santa, Vespasiano, Santa Luzia e São Jose da Lapa, em parceria com o Instituto Pereira de Almeida – IPA, com o Centro Mineiro de Alianças Intersetorias – CeMAIS, com o Ministério Público de Minas Gerais- MPMG e com o escritório Tomáz Aquino, Costa Vilar Sociedade de Advogados.
  1. Oficina Ser Político em parceria com o Instituto Fonte e o Instituto C&A. A oficina foi desenvolvida nos dias 29 e 30 de março, como objetivo de desenvolver de forma colaborativa uma nova compreensão sobre quem são os chamados “novos sujeitos da política”: o que fazem, como se comportam e atuam, quais suas narrativas, quais os limites de atuação e como fortalecer o potencial transformador de suas práticas.
”Há uma ampla dimensão de ações transformadoras que podem sugerir a partir de um entendimento mais consistente e aprofundado de quem são os sujeitos políticos emergentes, como atuam, quais suas narrativas e significados, e que aspectos de suas práticas podem ser mais amplamente difundidos na sociedade”.Participaram representantes doGEAA/Conviver de Lagoa Santa; do Programa Ser Parte de Contagem; do CeMAIS de Belo Horizonte; da Associação Cultural Cia. Produz Ação Cênica de Confins; do Jornal Alecrim/Objeto da Arte de Lagoa Santa; do Grupo Corpo Cidadão de belo Horizonte; Nenhum Destes Comunicação Cultura e Lazer LTDA de Lagoa Santa; da  Direta Sustentável Ltda de Belo Horizonte; Cimentos Liz de Vespasiano
; GS Ambiental Ltda de Nova Lima e do Instituto Pereira de Almeida de Betim.
  2. Publicação do livro “Salvar o Eca” Estatuto da Criança e do Adolescente, em parceria Instituto Paulo Freire e o Instituto C&A. Construído a várias mãos, com reflexões, problematizações e provocações a respeito da lei e das políticas de atendimento a crianças e adolescentes – pontuando suas conquistas, avanços e retrocessos.Os artigos foram elaborados por pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento e militantes históricos do Movimento dos Direitos Hu- manos da criança e do adolescente.
  3. Encontro Nacional do Terceiro Setor – ENATS. No 120Encontro Nacional do Terceiro Setor, foi realizado nos dias 12 e 13 de junho no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte e contou com 587 participantes, representando 234 organizações. A Conviver Saber Social foi uma das organizações responsáveis pela a realização evento, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, ao lado do CeMAIS, da Fundamig, Tomáz de Aquino Costa Villar Advogados Associados. A Conviver foi também a responsável pela concepção da plenária “Cenários Futuros: inovação, mídia, criatividade e empreendedorismo” que teve como mediadora Janice Salomão de Andrade, Diretora Presidente da Conviver Saber Social.
  4. Projeto Comunidade em Desenvolvimento: O Vetor Norte em Transformação em parceria com o IC&A, tem como objetivo criar uma rede articulada de lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável, criativo e inovador nos municípios do Vetor Norte/ Linha Verde.Conviver trabalha com a garantia de direitos e o fortalecimento do terceiro setor e se propôs a iniciar essa mobilização para fomentar a criação de 03 grupos de lideranças para pensar e agir sobre os cenários que se apresentam nesta região e os caminhos possíveis para intervir e propor novas possibilidades de desenvolvimento. Participam 40 representantes dos três setores do Vetor Norte da RMBH. Os encontros acontecem mensalmente no Hotel Fazenda Confins, parceiro do projeto, com a duração de 08 horas cada no período de Junho de 2016 à março de 2017. Outros parceiros neste projeto são o Instituto Orior e a Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte – AVNorte.
  1. Projeto de Garantia de Direitos – “Aconselhando um Bom Conselho”. Este projeto é desenvolvido em parceria com Instituto Pereira de Almeida – IPA, com o objetivo de fortalecer e desenvolver institucionalmente os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fortalecendo a estrutura e a gestão; garantindo o conhecimento dos Marcos Legais (MROSC, ECA, Doutrina da Proteção Integral, etc.); capacitando os conselheiros para entenderem e analisarem a proposta orçamentária do seu município voltada para a criança e o adolescente; plano decenal e outros planejamentos dos conselhos.
  1. Projeto de Mobilização Comunitária na cidade de Barra Longa – MG – Parceria com SERVAS e CEMAIS. Barra Longa éum dos municípios mineiros atingidos  pela lama da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que rompeu em Mariana/MG.
  1. Festa Julina – Barraca da Solidariedade – Parceria Condados da Lagoa.

III – PROJETOS EM PARCERIA COM O GRUPO ESCOLA AMIZADE E AMOR

  1. Projeto Cuidar da Família para bem Cuidar da Criança – CEMIG
  2. Projeto Cata Vento Cata Musica Cata Cultura – CEMIG
  3. Projeto Brincar – Delp e Supermix
  4. Projeto Vestindo a Saia – Fundo da Infância e da Adolescência FIA

 IV – CAMPANHAS

 1 – O que Tabus Ocultam?

No mês de maio, mês de enfrentamento à violência, ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes a Conviver Saber Social lançou a campanha “O QUE TABUS OCULTAM?”, com informações sobre como identificar o que os tabus ocultam, o que é abuso e como denunciar abusos sexuais de crianças e adolescentes. Foram trabalhados estes  “TABUS” com oficinas aplicadas em escolas e instituições de ensino com adolescente e educadores; campanha online Vídeo Viral, jogo/baralho O que tabus ocultam?

2 – 31 lições para a proteção infantil

Diariamente foi publicado durante os 31 dias do mês de outubro uma lição importante para proteger os direitos das crianças e dos adolescentes, acompanhada de um texto com aprofundamentos sobre o assunto do dia.Uma novidade da campanha em 2016 é a parceria com a rádio 93,5 FM aqui do Vetor Norte, que também está celebrando o Mês da Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, com 12 inserções diárias dos spots “Criança é sujeito de direito” que fizeram a partir das nossas lições para a proteção infantil. Com essa importante parceria conseguimos ampliar o alcance da nossa campanha e, assim, compartilhar com milhares de pessoas da região o nosso saber social para promover a garantia de direitos.

3 – Dia de Doar

É uma grande campanha mundial para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Neste ano foi realizado no dia 29 de novembro em todo o mundo. A Conviver Saber Social este ano contou com a parceria da rádio 93,5FM.

V – COMUNICAÇÃO

 A Conviver Saber Social é uma organização da sociedade civil (OSC) sustentável, enxuta e com uma gestão simples e estratégica. Desenvolvemos ainda projetos e serviços em que compartilhamos nosso saber social para promover a garantia de direitos e o fortalecimento do terceiro setor.

Saiba mais: http://conviversabersocial….
Acompanhe: http://facebook.com/convive…

VI –  PARCERIAS

  • Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte -AV Norte
  • CEMIG;
  • Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais- CEMAIS
  • Cimento Nacional
  • DELP Engenharia
  • Direta Sustentável Ltda
  • Escritório de Advocacia Aquino Resende ;
  • Gol Linhas Aéreas Inteligentes
  • GOOGLE
  • Hotel Fazenda Confins
  • Hotel Ramada
  • Instituto C&A
  • Instituto Fonte
  • Instituto Orior
  • Instituto Paulo Freire
  • Instituto Pereira de Almeida – IPA
  • Liz Cimentos
  • Ministério Público de MG / Centro de Apoio ao Terceiro Setor CAOTs
  • Nenhum Destes Comunicação
  • Nexo Investimentos
  • Rádio 93,5 FM
  • SERVAS
  • SUPERMIX

Atenciosamente,

Janice Salomão de Andrade                                     

Diretora Presidente da Conviver Saber Social

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>