Conheça o Cerc – Projeto Voo Livre

03/12/2014

cerc

Cerc – Centro de Referência Cultural é uma organização social com atuação em Confins há mais de duas décadas. A organização desenvolve o projeto Voo Livre, aprovado pelas Lei de Incentivo Estadual e Federal, e atende crianças e adolescentes oferendo aulas de ballet clássico, jazz, capoeira e teatro, além de manter uma biblioteca e realizar eventos e excursões com fins artísticas e culturais.

O Cerc é participante do PCDI. Recentemente, realizou a XI edição do Festival de Dança Voo Livre, com o espetáculo Rupestre, com apresentações que resgataram através da dança a história da região.

Conheça Cerc – Projeto Voo Livre

Cerc na descrição de Bete, uma das fundadoras e gestoras da organização:

O Cerc- Centro de Referencia Cultural está instalado no Espaço Cultural Oficina dos Sonhos, em Confins. Executamos oficinas de arte-educação, eventos e viagens artístico-culturais e manutenção de biblioteca. As oficinas são continuas e produzem mostras finais e circuitos criativos.

Em 2009 tivemos a alegria de ser classificados em Minas Gerais como semi-finalistas do Prêmio Itaú Unicef – Tempos e Espaços para Aprender. Em todo o país foram inscritos 1.957 projetos.

Realizamos trabalho social em Confins há mais de 20 anos e utilizamos a arte como instrumento de fomento ao crescimento humano. Somos produto de uma ampla discussão da sociedade civil organizada. O crescente movimento migratório gerado pelo projeto de incentivo do Estado ao desenvolvimento do entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves em MG, vem impactando a pequena Confins, com apenas 6.500 habitantes e costumes ainda interioranos. O enorme aumento da criminalidade e uso de drogas e a necessidade de preparar as novas gerações para concorrer e ocupar novas funções em um novo e exigente mercado de trabalho desencadeou na sociedade discussões que terminaram propondo a arte-educação como meio de desenvolvimento humano. Pais e educadores sentiam e ainda sentem a necessidade de oferecer a crianças e adolescentes oportunidades que contribuam para a elevação do aproveitamento escolar preparando bases para a integração social e a qualificação profissional. Outra necessidade sempre expressa é a de fortalecer o sentimento de pertencimento de uma população que foi invadida pela migração e por outro lado integrar migrantes a população local e vice versa.

Ao longo destes anos são reiterados, e nos emocionam, os depoimentos das escolas, das famílias e dos próprios alunos de que nossas atividades diferenciam-se pela qualidade e infraestrutura oferecidas, e de fato  contribuem para a formação de valores e a elevação do desempenho escolar.

Muitos arte-educadores e artistas da cidade e região são ex-alunos de nossas oficinas e/ou tiveram nelas sua primeira oportunidade. Nossos alunos e ex-alunos alimentam a alma de nossa cidade levando o que aprenderam para as escolas, associações, igrejas, etc.

Como o poeta Manoel de Barros, o CERC foi aparelhado para gostar de passarinhos e somos abundantemente felizes por nosso quintal ser maior que o mundo.

voltar

Inscreva-se no PCDI NEWS

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>