Conversa com Janice Salomão, presidente da Conviver

14/09/2016

IMG_7425

Janice Salomão de Andrade faz parte da Conviver Saber Social desde sua fundação e hoje ocupa a presidência da organização. Conversamos com ela sobre o atual momento da Conviver e o mais novo projeto em andamento, o “Comunidade em Desenvolvimento: o Vetor Norte em Transformação”, confira!

ConviverNews: Por que formar um grupo de lideranças articuladas no Vetor Norte? Que transformação é essa que esses agentes estão buscando promover em nossa região?

Janice Salomão: O Vetor Norte é formado por um corredor onde vários municípios estão inseridos. É a região norte da metrópole Belo Horizonte. A Conviver está nesse corredor e  se sentiu interpelada a estabelecer alianças com lideranças de alguns municípios para que, juntos, pudéssemos repensar o formato de  crescimento e desenvolvimento de nossa região. Formar lideres de transformação global para agirem localmente é o principal objetivo dessa articulação.

ConviverNews: Como a Conviver busca contribuir para o desenvolvimento sustentável do Vetor Norte? Como a organização social está presente hoje na região?

Janice Salomão: A Conviver tem como missão garantir direitos. Para tanto, percebeu que não basta trabalhar em unidades de atendimento direto a crianças e adolescentes, nem somente fortalecer o terceiro setor, muito frágil nesses municípios. Percebeu a necessidade de se articular com um número maior e mais diversificado de atores para que efetivamente o mercado, o estado, e o terceiro setor fossem aliados para promover uma sociedade mais justa, inclusiva e que proporciona aos cidadãos a garantia de seus direitos. Assim, a Conviver quer facilitar esse diálogo, se inserir nele e protagonizar uma mudança de paradigmas mostrando que é possível desenvolver uma região, gerar riquezas e ser sustentável.

ConviverNews: Com três encontros apenas, já sabemos de objetivos que começam a ser alcançados. Como o projeto já contribuiu para o desenvolvimento institucional da Conviver e também para o fortalecimento das articulações entre organizações sociais e empresas?

Janice Salomão: Consideramos que a oportunidade de nos encontrarmos em diálogo aberto e verdadeiro, com um facilitador plenamente inserido na sua humanidade, já fortaleceu a Conviver institucionalmente dando a ela a respeitosa visibilidade e, consequentemente, a oportunidade de expandir seu saber social junto a parceiros tão importantes como a AV Norte. As demais organizações sociais, tal como a Conviver, têm seu espaço garantido para promover articulações mediadas pelos workshops que a Conviver, em parceria com o Instituto C&A, tem oferecido .

ConviverNews: O que podemos esperar de resultados ao final desse projeto?

Janice Salomão: Grupos de lideranças transformadoras formado por mulheres, ativistas, empresários corresponsáveis pelo crescimento econômico baseado num planejamento de desenvolvimento sustentável; um Estado atento a esse crescimento e desenvolvimento para que o mesmo não mate a cultura, não viole direitos, não crie grupos de explorados no mundo do trabalho; um grupo fiel escudeiro da cultura ancestral da região; um grupo de lideranças do terceiro setor, fortalecido e empoderado para um diálogo intersetorial. Se esses indicadores forem alcançados não resta dúvidas que  nossa região será um “bom“ exemplo para todas regiões metropolitanas do país .

Anuncios revista bem de vida

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>